Muitas vezes a grande empresa, de tão grande que é, gera em seus executivos a falsa ideia de que o poço não tem fundo a despeito dos números dos balancetes. Há sempre a esperança ou certeza de injeções de capital. Não controlam os custos com grande rigor, e em plena crise prosseguem mantendo rotinas e hábitos dispendiosos. Se o pipoqueiro não tivesse tido cuidado com as suas despesas, ou iria recorrer ao “paitrocínio” que é muito comum em empresas familiares ou teria virado estatística há trinta e tantos anos atrás. Na outra extremidade comportamental deste continuum do desprezo pelos custos está o desprezo pelas fontes de rendas, o cliente. Muitas empresas, acreditando em lucro no curto prazo, e sem a preocupação de servir bem e por muito tempo o seu público alvo, acabam por assinar uma autorização de eutanásia organizacional. E quando as duas miopias se juntam…
Não nos esqueçamos de que o cliente está disposto a pagar pela qualidade que ele percebe e valoriza, sem saber quanto daquele preço é cobertura de ineficiência ou ineficácia do fornecedor do produto ou serviço; mas chega o dia em que alguém coloca no mercado o mesmo produto ou serviço com a mesma qualidade e a um preço mais baixo porque tem menos custos a cobrir. O cliente passa imediatamente a premiar com sua preferência quem controlou melhor os custos. Uma empresa é criada para ser eficiente também, de modo a não passar aos clientes os custos de sua improdutividade – isto é parte da ética.
Como reduzir gastos sem traumas
A metodologia 3G – Grupo de Gestão de Gastos é um conceito muito prático e que traduz em resultados significativos se bem aplicado pela empresa e a aceitação por seus colaboradores. O conceito de reavaliar os processos dispendiosos e rediscutir os pontos de melhorias podem reduzir de 5% a 20% dos custos fixos e muitas vezes, até os custos variáveis são alinhados a essa metodologia.
Essa metodologia foi desenvolvida em 1999 na Faber Castel e hoje, após a sua implementação em diversas empresas foi aprimorado com a cultura de cada uma e assim, independente da empresa, porte, ou cultura, ela se aplica perfeitamente.
Moura Fernandes
A Moura Fernandes atua desde então nesta área e já reduziu gastos significativos para seus clientes. O ponto alto desta metodologia é a combinação de envolvimento e capacitação dos colaboradores formatando um núcleo perfeito de harmonia e dedicação.
Muitas vezes, os empresários precisam cortar gastos, sabem aonde cortar mas tem medo da repercussão que estes cortes podem causar a empresa e aos colaboradores. Com a plicação desta metodologia, os próprios colaboradores sugerem os cortes e isso facilita muito, pois os próprios fazem cumprir as novas regras já que eles mesmo as criaram.
“Nascemos de uma oportunidade. A oportunidade de realizar mudanças”. A continuidade e sobrevivência das empresas, está intimamente ligada à sua capacidade de competir, pois para superar a concorrência (cada vez mais selvagem), tanto local como internacional, elas precisam estar ajustadas às novas realidades.
“Nascemos de uma oportunidade. A oportunidade de realizar mudanças”.
A continuidade e sobrevivência das empresas, está intimamente ligada à sua capacidade de competir, pois para superar a concorrência (cada vez mais selvagem), tanto local como internacional, elas precisam estar ajustadas às novas realidades.”